Vereadores questionam a situação precária dos parquinhos e secretário dá explicações.

por zaira.lourenco@camaraaraucaria.pr.gov.br — publicado 10/10/2017 15h33, última modificação 10/10/2017 15h33

Reunião Secretário de Esportes com o Legislativo

Na última sexta-feira, dia 06/10, o Secretário Municipal de Esportes, João Carlin Padilha, aceitando o convite dos vereadores, se reuniu na Câmara Municipal para apresentar resultados do que foi realizado no esporte do município após os nove meses de gestão, e responder há alguns questionamentos feitos por vereadores na última sessão plenária que aconteceu no dia 02/10. Segundo os parlamentares, os parquinhos das áreas de lazer do município se encontram em estado de abandono e necessitam de manutenção.
Madeiras deterioradas pela ação do tempo e barras de metal enferrujadas representam a total falta de segurança nos poucos parques públicos existentes na cidade. Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, as áreas de lazer do município carecem de investimentos e de manutenção. Na última sessão plenária (02) os vereadores comentaram a falta das manutenções e sobre a situação atual.
Inicialmente o secretário apresentou resultados referente as atividades realizadas no primeiro semestre do ano de 2017. Hoje a SMEL oferece em torno de 15 modalidades e todas elas são gratuitas, com turmas para diferentes idades. Dentre as atividades estão a musculação, basquetebol, yoga, futsal, judô e capoeira, além de atividades recreativas que são desenvolvidas nos finais de semana no Parque Cachoeira ou em eventos nos bairros da cidade.
Quanto aos parquinhos das áreas de lazer do município, o secretário da pasta, João Carlin Padilha, afirmou que apesar de não haver orçamento disponível para realização imediata dessas manutenções no momento, a secretaria está retirando os brinquedos que têm perigo de lesão, mas esperam para os próximos dias melhorias na infraestrutura dos parques, e para o ano de 2018 um orçamento maior para realizar as manutenções conforme a necessidade de cada área de lazer.
Sobre o parquinho do bairro São Francisco, questionado em sessão plenária, o secretário afirmou já ter retirado o escorregador quebrado. “As poças de água encontradas no local não têm relação com a secretaria, mas, de uma obra particular que se encontra ao lado do parquinho”, relatou Carlin Padilha. Embora falte orçamento, os vereadores, em sua maioria, concordaram que parte dessa situação está relacionada à depredação causada por vândalos, pelo uso indevido de adolescentes, pois são brinquedos feitos exclusivamente para crianças, mas principalmente pela falta de conscientização de toda população.
Estiveram presentes na reunião os vereadores Claudio Sarnik (PPS), Amanda Nassar (PMN), Bem Hur Custódio de Oliveira (PR), Vanderlei Francisco de Oliveira (DEM), Francisco Cabrini (PP), Roberto Mota (PSD) e Celso Nicácio (PSL). Acompanhando o secretário João Carlin Padilha, estavam o Chefe do NAF-Maurício Veiga, o Diretor Geral-Paulo Camargo, a Diretora de Esportes-Tânia Mara Perreto e o Diretor de Aptidão Física-Luiz Fernando Bubiniak.