Secretário de Meio ambiente e Legislativo discutem o Plano de Arborização Urbana do Município

por cma — publicado 14/06/2017 16h25, última modificação 14/06/2017 16h25

Reunião Secretário Meio Ambiente

Na manhã desta terça-feira (13), o secretário de Meio Ambiente, Vitor Cantador, reuniu-se com os vereadores de Araucária, na presidência da Câmara Municipal, para apresentar o Plano Municipal de Arborização Urbana de Araucária (PMAA) e as adequações que estão sendo feitas neste primeiro momento para melhorias em nosso município. Na oportunidade, o secretário convidou o Legislativo a comparecer na próxima audiência pública, que acontecerá no dia 04 de Julho, às 19:00 h, no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Araucária.
O foco da reunião foi explanar sobre a importância do trabalho da secretaria de meio Ambiente em relação ao projeto de arborização no município, bem como, o histórico da arborização, o diagnóstico existente e a proposta de implantação e pós implantação.
Neste primeiro momento foi feito o corte de oito árvores, do trecho A, que vai da Rua Abílio Fruet até a Avenida Manoel Ribas, sendo que destas oito árvores, quatro serão relocadas no lado direito da Avenida Victor do Amaral. Em breve, outros trechos da cidade passarão por mudanças, porém, isso será discutido na próxima audiência pública, aberta à população.
Dentre os problemas apresentados, o secretário destacou o risco de acidentes aos pedestres e à fiação elétrica. No inventário de arborização, hoje existem 197 árvores em toda a extensão da Avenida Victor do Amaral, sendo que, segundo a ABNT, 97 destas árvores deveriam ser substituídas e 12 delas retiradas. Entre as sete espécies existentes, duas delas não são adequadas para este tipo de arborização, é o caso da Tipuana. Por não ser uma árvore nativa, não é adequada para arborizar esse tipo de via. Seu crescimento é desordenado e suas raízes agressivas, causando assim, deformidades nas calçadas, o que foi constatado pela secretaria de meio Ambiente (SMMA) e equipe técnica em vários pontos da Avenida Victor do Amaral.
O secretário ressaltou a competência da equipe técnica que realizou todo levantamento à cerca da arborização existente, não só na Avenida Victor do Amaral, mas também de outros bairros da cidade. O objetivo é realizar melhorias na arborização e na mobilidade dos pedestres e comerciantes, seja quanto a valorização dos imóveis, aspecto social, ambiental e físico. Vitor Cantador acrescentou que, todas essas mudanças estão de acordo às normas da ABNT.
Além de todo manejo em relação ao novo plano de arborização, está inserido a compra de novas lixeiras, floreiras e bancos, que em sua maioria foram roubados, contendo poucos em toda extensão da Avenida.
De acordo o secretário, já foram elaboradas cartilhas educativas para conscientização da população, o projeto de plantio coletivo em datas especiais, como também, propostas para que haja integração de toda a sociedade.
O presidente da Câmara parabenizou o trabalho do secretário e disse: “O enfrentamento por parte da população é normal. Infelizmente não conseguimos agradar a todos. Mas o trabalho deve continuar sendo feito, pensando no futuro e crescimento de Araucária, bem como bem-estar de toda a população”. Os vereadores se mostraram entusiasmados com o projeto e apoiaram as decisões do secretário da pasta, visto às explicações técnicas e demonstração de imagens de algumas dessas árvores, calçadas destruídas e danos a patrimônios particulares.
Logo em breve, o plano de arborização alcançará outros pontos do nosso município, proporcionando à cidade benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de auxiliar na conservação do ambiente ecologicamente equilibrado. Porém, é de fundamental importância que exista um bom planejamento para a adaptação das espécies arbóreas escolhidas e inseridas no espaço urbano, evitando assim, problemas e prejuízos, como já citados no texto.
Participaram da reunião o presidente da Câmara, Ben Hur Custódio e os vereadores Amanda Nassar, Claudio Sarnik, Lucia de Lima, Vanderlei de Oliveira, Celso Nicácio, Francisco Cabrini, Fábio Alceu e Tatiana Nogueira.