Secretária de Educação Adriana Palmieri esclarece sobre o ensino remoto em reunião da Comissão de Educação e Bem Estar Social

por Câmara Municipal de Araucária publicado 08/05/2020 14h21, última modificação 02/06/2020 07h59

A Secretária Municipal de Educação, Adriana Palmieri esteve presente em reunião da Comissão de Educação e Bem Estar Social (CEBES), a convite da Presidente da Comissão, Vereadora Lucia de Lima, na manhã desta quinta-feira (07), para falar sobre o ensino remoto instituído conforme a Instrução Normativa 07/2020.

Junto com a secretária estavam presentes a Diretora Geral, Carolina Bosquetto, a Diretora de Ensino, Suzana Branco, e a Diretora de Infraestrutura, Vanessa Marcon. Acompanhando a reunião estavam os vereadores Cabrini, Fabio Alceu, Elias Almeida, Aparecido da Reciclagem, Fabio Pedroso, Tatiana Assuiti e Celso Nicácio e a presidente da Comissão, Lucia de Lima.

Após a aprovação do Conselho Municipal de Educação e com a publicação da Instrução Normativa, cada turma das unidades de ensino decidiram a melhor maneira de aplicar as atividades remotas de acordo com a necessidade e peculiaridade de cada turma, com a aprovação do Conselho Escolar. As atividades remotas iniciaram no último dia 04 de maio em toda a rede municipal de ensino e a previsão é que correspondam no máximo 25% das 800 horas anuais.

Segundo a secretária, há pais que decidiram receber apenas pelo Whats e outros que mesmo recebendo pelo aplicativo solicitaram o material impresso. “Se solicitado pelo aluno o material impresso a unidade tem obrigação de fornecer”, destaca. Os pais que não conseguirem ir até a escola buscar o material a unidade se organiza para levar. Com as atividades resolvidas pelos alunos, as mesmas são enviadas para a escola.

Adriana informou também que a SMED está em contato diário com as 85 unidades de ensino para acompanhar o andamento das atividades e que buscam obter dos pais um retorno da aplicação dessas atividades.

A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é retornar as aulas presenciais no mês de agosto, caso tenha liberação dos órgãos de controle do Coronavírus.

Avaliação

Questionadas sobre como as escolas avaliarão essas crianças, uma vez que as atividades estão sendo remotas e parte dos pais não tem o conhecimento necessário para auxiliar nas atividades, a Secretária de Educação explicou que neste ano não terá avaliação meritocrática. Segundo ela, o objetivo é apenas validar o contato da criança com a escola com a revisão do conteúdo. “Não tem nada que está sendo aplicado que já não foi ensinado”, destaca.

Para a secretária, é possível contemplar conteúdos com material compactado e que será importante os professores trabalharem a interdisciplinaridade, uma vez que há conteúdos vistos em mais de uma disciplina. Mesmo assim, a SMED estuda ampliar o número de turmas de suporte pedagógico e de contraturno escolar.

Alunos especiais

Os alunos especiais terão atendimento especial. Segundo, a Diretora de Ensino, Suzana Branco, foram disponibilizados telefones para pais com filhos especiais e mantido o atendimento semanal remoto especializado para orientações. Suzana ressalta que o atendimento ainda está em teste.

Kits da alimentação escolar

Ao final da reunião, Adriana trouxe informações sobre a entrega dos kits da merenda escolar. Segundo a secretária, no mês de abril foram entregues 3.700 kits, montados pela SMED para entregar a alunos carentes, e no mês de maio foram entregues 5.500 kits até o momento.

Secretária Educação    Secretária Educação