Representantes da Capela Nossa Senhora dos Navegantes pede apoio ao Legislativo para não serem despejados

por cma — publicado 12/06/2017 08h55, última modificação 12/06/2017 09h04

Representantes da Capela Nossa Senhora dos navegantes

Representantes da Capela Nossa Senhora dos navegantes pede apoio ao Legislativo para não serem despejados.

Na última quarta-feira (07), representantes da comissão formada pelo coordenador do Conselho Missionária Pastoral Comunitário (CMPC), Alexandre Cordeiro Leal, o Pároco Padre Simão Valenga, o presidente da Equipe Executiva de Assuntos Econômicos (EEAE) e demais lideranças pastorais estiveram na Câmara Municipal, a fim de solicitar apoio do Legislativo para a decisão que a juíza Patricia Montovani, da 1ª Vara da fazenda Pública de Araucária sentenciou, ao requerer liminarmente a posse do imóvel onde há mais de três décadas funciona a capela Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Porto das Laranjeiras, em Araucária.
Na oportunidade, a comissão foi recebida pelo presidente da Câmara, Ben Hur Custódio e pelos vereadores Fábio Alceu, Francisco Cabrini, Roberto Mota e Vanderlei de Oliveira.
Hoje, a Capela Nossa Senhora dos Navegantes realiza celebrações todos os finais de semana, possuem mais de 130 crianças na catequese e possui 13 pastorais ativas, além da Pastoral da Família, que realiza reuniões e encontros com casais ou pais de famílias desintegradas, para orientá-los quanto à educação e amparo aos filhos, bem como possível reconstituição das mesmas, se necessário, com orientação jurídica.
Em 2016 o Ministério Público do município determinou que a Capela Nossa Senhora dos Navegantes estaria ilegalmente no terreno público, e que, por determinação do promotor, David Keber de Aguiar, eles teriam que desocupar o imóvel, e, judicialmente, seria impossível conceder o imóvel à comunidade. Segundo o coordenador do conselho, Alexandre Cordeiro Leal, em todos esses anos, nenhuma gestão se preocupou em elaborar um contrato ou Projeto de Lei que formalizasse a concessão do imóvel para que eles pudessem usufruir.
A Mitra da Diocese de São José dos Pinhais tem um prazo de 15 dias para recorrer da decisão, pedindo que a juíza Patrícia Montovani, analise o recurso novamente.
Na ocasião, o presidente da Câmara e os vereadores mostraram-se favoráveis à comunidade e salientaram que farão o possível para solucionar esse problema para ambas as partes, e que o mais breve, marcarão uma nova reunião com os promotores David Keber de Aguiar e João Carlos negrão para tentarem resolver essa situação.