EDUCAÇÃO

por rian.padilha@araucaria.pr.leg.br — publicado 18/09/2018 16h25, última modificação 18/09/2018 16h23


EDUCAÇÃO

" Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar" Paulo Freire


E Araucária vem seguindo para que a educação da nossa cidade se amplie, se modernize e atinja a satisfação tão esperada.

Entendemos que ações iniciam com diálogo e portanto encontros como o que ocorreu ontem 17/09 na Câmara Municipal de Araucária, com a presença do Secretário de Educação Sr. Henrique Theobald, nove colaboradores da SMED e os vereadores desta casa, acenam para alcance desse futuro.

O secretário falou sobre temas como informatização da secretaria e das unidades, lincando o que já é real, como o acompanhamento do aluno por via digital e os programas digitais oferecidos pelo governo, geoprocessamento, novos critérios para recadastramento de alunos e as carteirinhas para o transporte. Neste último a distância percorrida será limitada até 60 km evitando a permanência demorada dos alunos nos ônibus, além de repasses financeiros destinados exclusivamente para melhor qualificar o serviço de transporte escolar.

Também discutiram a respeito do Ideb atual e da projeção para 2020 e da formação continuada dos professores, tão importante para transformação dos nossos alunos e escolas, focando nas que apresentam maior dificuldade. Sintetizou que as desistências de alunos, seja pela imaturidade ou outras razões tendem a rebaixar os índices de avaliação do desenvolvimento da educação básica e que a comunidade escolar em parceria com os agentes públicos agem para que não mais ocorra.
O presidente da Câmara, Ben Hur Custódio, enfatizou que Câmara Municipal no intuito de potencializar os avanços no processo educacional da nossa cidade, contribuiu com mais de 1 milhão de reais da sobra de orçamento, o qual foi direcionado à prefeitura para aplicamento neste fim.

Consultas e filas de espera nas creches foram temas apresentados pelos vereadores. São 2.000 crianças que aguardam colocação e esse número só faz crescer. O secretario explicou que muitas crianças vem de fora do município, o que alarga a lista e outras tem prioridades para serem chamadas devido conviverem com problemas relacionados com o autismo, por exemplo. Essas legalmente, não podem esperar. 
A boa notícia é que cinco novos Cmeis estão sendo construídos e outros reformados, e que ainda em 2019 a população contará com essas obras em funcionando e que a pretensão de contratação é de mais 500 colaboradores.

Inovações como cardápio escolar já é uma realidade. Hoje os produtores rurais de Araucária são os fornecedores e fazem o cultivo de acordo com o planejamento da escola. Além da qualidade desses alimentos há o cuidado em administra-lo às crianças, cabendo ao servidor atentar-se as dificuldades de ingestão de cada uma delas, seja por problemas de deglutição por deficiência, alergias, paralisia cerebral, doenças cardíacas entre outras.

O legislativo, através de seu presidente solicitou ao secretário e aos demais colaboradores da secretaria de educação que a proximidade da Câmara com a SMED seja constante. Que possamos estar a par de todas as iniciativas e atividades da mesma, procurando a sinergia tão necessária, quando todos pretendem a mesma coisa: AVANÇAR.

error while rendering plone.comments