Desenvolvimento: “Vocês têm o destino da cidade nas mãos”, diz vice-presidente da Fiep

por rian.padilha@araucaria.pr.leg.br — publicado 28/08/2018 15h00, última modificação 28/08/2018 15h00

Vocês têm o destino da cidade nas mãos”. Com essas palavras o empresário Carlos Walter Martins Pedro, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), encerrou sua fala durante o evento de lançamento do Programa de Desenvolvimento Econômico de Araucária (Prodec) na noite desta quinta (23). No auditório da Unifacear, o empresário relatou aos participantes a experiência do amplo trabalho realizado por décadas em Maringá, eleita em 2017 e 2018 como a melhor cidade entre as 100 maiores cidades do Brasil. Araucária está iniciando o trabalho de mobilização com toda a sociedade para planejar seu desenvolvimento para as próximas décadas.

Carlos Walter destacou que a participação da sociedade civil (incluindo os empresários) é fundamental para o sucesso do planejamento. “Construir a Araucária que vocês querem é uma responsabilidade dos cidadãos. Prefeitos passam, a cidade fica”, afirmou. Segundo ele, “a sociedade tem que ser dona da ação dos projetos da cidade”. No caso de Maringá, ele explica que foi criado um “sentimento de pertencimento” e que o cidadão (empresário) “se sente dono do destino da cidade no sentido de interagir, cobrar e colaborar”.

Mobilização -O Prodec Araucária visa mobilizar iniciativa privada, sociedade civil, academia e poder público a trabalharem por um projeto de desenvolvimento em comum para o município. O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária poderia ter sido instituído por um simples decreto, mas o município optou por realizar um grande trabalho de mobilização que resultará em comprometimento dos mais diversos segmentos da sociedade antes de implantar o Conselho.

A mobilização de empresários, lideranças e moradores em geral está sendo realizada pelo Comitê Organizador do Prodec, formado por representantes da Prefeitura de Araucária, Câmara Municipal de Araucária, Associação das Empresas da Cidade Industrial Araucária (Aeciar) e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (Aciaa), além do Sebrae que atua como um facilitador no processo de articulação nos diferentes segmentos, aportando a metodologia. Representantes dessas instituições ressaltaram a importância do momento e do compromisso que toda a sociedade deve assumir pelo desenvolvimento sustentável de sua cidade.

Dezenas de lideranças das mais diversas áreas de atuação no município estão sendo entrevistadas por representantes do Sebrae para conversar sobre suas percepções relacionadas a temas importantes para o desenvolvimento do município. Essas informações serão fundamentais para as próximas etapas do trabalho de mobilização. Lideranças que já foram entrevistadas também prestigiaram o lançamento do evento.

A solenidade de lançamento do Prodec também contou com uma fala do procurador geral Simon Quadros sobre o decreto nº 32.311/2018, que instituiu, em julho deste ano, o programa para implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), no município. Uma comissão foi criada para elaborar um plano de ação e coordenar os trabalhos dos ODS no município. A apresentação da Banda Municipal de Araucária foi destaque nas boas-vindas aos participantes.

Inspiração – Maringá é tida como inspiração para o trabalho em prol do desenvolvimento de Araucária que está iniciando e que seguirá conforme a sua realidade. A “Cidade Canção” começou, em 1995, um grande movimento (“Repensando Maringá”) que mudou a cidade. Após grande mobilização envolvendo toda a sociedade local, nasceu em 1996 o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, que teve como 1º projeto construir com centenas de lideranças da sociedade a visão de futuro da cidade para 2020. Maringá já atualizou seu projeto visando a cidade e 2030 e já pensa em 2047, ano do centenário da cidade. De acordo com Carlos Walter, diversos projetos importantes para a cidade nasceram no conselho de desenvolvimento e ideias do Conselho foram implantadas em Maringá.

Fotos do Evento: Acesse Aqui