Câmara de Araucária alcança Selo Ouro no ranking de transparência do Tribunal de Contas

por luis.gustavo — publicado 17/02/2025 15h10, última modificação 17/02/2025 15h22

Na imagem, três pessoas estão em pé e sorrindo, segurando um certificado. A mulher ao centro tem pele clara, cabelos castanhos lisos e veste uma blusa rosa clara com detalhes brancos. Ela segura o certificado com as duas mãos. À esquerda, há uma mulher de pele negra, cabelos cacheados curtos, vestindo roupa preta e um crachá pendurado no pescoço. À direita, há um homem de pele clara, barba curta, óculos e vestindo uma camisa polo marrom.

O certificado tem fundo dourado e branco, com um selo redondo azul e dourado à direita. No centro, lê-se “Câmara Municipal de Araucária - Ouro 2024”. A imagem parece ter sido registrada em um ambiente formal, com cadeiras pretas ao fundo e uma parede com detalhes abstratos em tons de bege e dourado.

(Da esquerda para a direita: Edinauva Rodrigues, controladora interna; Nathália Novak, responsável pelas informações na transparência e João Penter, auditor. Foto: Luis Gustavo)

 


Câmara de Araucária subiu da 209º posição no Estado para a 73º. O crescimento também foi relevante na Região Metropolitana, chegando no 1º lugar. 

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) em conjunto com instituições parceiras e o Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) que mede a transparência dos dados e informações públicas entre o Legislativo e Executivo das cidades do Paraná. Segundo a análise feita pelo TCE-PR e divulgados pelo ITP, a Câmara de Araucária ficou bem próximo de 100%, atingindo 94,31% de transparência. O resultado conquistado reforça o empenho e dedicação dos servidores da Casa para com as contas públicas.

A nota aplicada pelo TCE-PR fez a Câmara de Araucária saltar 209º lugar para 73º dentre todas as cidades do Paraná. Se levarmos em consideração apenas as cidades da região Metropolitana de Curitiba (29 cidades), a Câmara de Araucária atingiu a primeira colocação.

A imagem é um certificado concedido à Câmara Municipal de Araucária, destacando a conquista do selo "Ouro" em transparência pública no ano de 2024.

No lado esquerdo, há um retângulo branco com bordas douradas, onde estão o brasão da Câmara Municipal de Araucária e o título "Câmara Municipal" em letras douradas. Abaixo, em destaque, está escrito "OURO 2024" em letras grandes, com um degradê dourado brilhante.

No lado direito, há um selo circular com tons de dourado, azul e branco, contendo a frase "Qualidade em Transparência - Ouro 2024". Ao redor do selo, está a inscrição "Programa Nacional de Transparência Pública - Sistema Tribunais de Contas".

Na parte inferior, há uma faixa branca com logotipos de diferentes entidades realizadoras e apoiadoras do programa, incluindo TCU, TCEPR, Instituto Rui Barbosa, Atricon, e outras instituições. O design do certificado é sofisticado, com elementos dourados, brilho e gradientes que conferem um visual elegante e formal. 

(Divulgação TCE-PR)

O auditor de controle interno da Casa, João Edenilson Penter comentou sobre o trabalho realizado para elevar esse índice. “De início foi feita uma auditoria avaliando os dados em que as notas eram abaixo do esperado e buscamos ajustar esses índices e colocamos eles num filtro em que pudéssemos melhorar a transparência”, afirmou. Penter disse ainda que ao levantar esses pontos, conversou com a servidora Nathália Novak Drus, responsável pelas inserções de dados e informações no portal da transparência.

Nathália comentou que a demanda “levou três meses para buscar as informações e inserir dados, a parte de obras, por exemplo, não tinha informação nenhuma e foi colocada os detalhes para a apreciação”, diz. Alguns pontos que possam garantir uma elevação no índice ITP são complexos e que tendem a demandar tempo, como diz a controladora interna da Câmara, Edinauva Rodrigues de Oliveira. “Alguns pontos que não atingimos uma pontuação satisfatória se referem a alguns itens que demandam tempo e também da parte legislativa, como aprovação de lei, alteração de norma que provocam uma certa morosidade. Mas estamos em busca de melhorar”, enfatizou.

O que é o ITP

Segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), o Índice de Transparência da Administração Pública, ou ITP-TCE/PR, é um parâmetro instituído pelo Tribunal de Contas do Paraná para medir em parceria com a sociedade o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos. O método foi desenvolvido no ano de 2018.

O objetivo principal da compilação do índice é que a administração pública, no Estado do Paraná, possa ser considerada referência nacional em matéria de transparência. Objetiva-se, também, que os portais sejam cada vez mais úteis para o cidadão e, consequentemente, mais acessados.

Confira aqui como é feito o índice

Confira aqui o ranking completo 

registrado em: ,