Câmara de Araucária alcança Selo Ouro no ranking de transparência do Tribunal de Contas
(Da esquerda para a direita: Edinauva Rodrigues, controladora interna; Nathália Novak, responsável pelas informações na transparência e João Penter, auditor. Foto: Luis Gustavo)
Câmara de Araucária subiu da 209º posição no Estado para a 73º. O crescimento também foi relevante na Região Metropolitana, chegando no 1º lugar.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) em conjunto com instituições parceiras e o Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) que mede a transparência dos dados e informações públicas entre o Legislativo e Executivo das cidades do Paraná. Segundo a análise feita pelo TCE-PR e divulgados pelo ITP, a Câmara de Araucária ficou bem próximo de 100%, atingindo 94,31% de transparência. O resultado conquistado reforça o empenho e dedicação dos servidores da Casa para com as contas públicas.
A nota aplicada pelo TCE-PR fez a Câmara de Araucária saltar 209º lugar para 73º dentre todas as cidades do Paraná. Se levarmos em consideração apenas as cidades da região Metropolitana de Curitiba (29 cidades), a Câmara de Araucária atingiu a primeira colocação.
(Divulgação TCE-PR)
O auditor de controle interno da Casa, João Edenilson Penter comentou sobre o trabalho realizado para elevar esse índice. “De início foi feita uma auditoria avaliando os dados em que as notas eram abaixo do esperado e buscamos ajustar esses índices e colocamos eles num filtro em que pudéssemos melhorar a transparência”, afirmou. Penter disse ainda que ao levantar esses pontos, conversou com a servidora Nathália Novak Drus, responsável pelas inserções de dados e informações no portal da transparência.
Nathália comentou que a demanda “levou três meses para buscar as informações e inserir dados, a parte de obras, por exemplo, não tinha informação nenhuma e foi colocada os detalhes para a apreciação”, diz. Alguns pontos que possam garantir uma elevação no índice ITP são complexos e que tendem a demandar tempo, como diz a controladora interna da Câmara, Edinauva Rodrigues de Oliveira. “Alguns pontos que não atingimos uma pontuação satisfatória se referem a alguns itens que demandam tempo e também da parte legislativa, como aprovação de lei, alteração de norma que provocam uma certa morosidade. Mas estamos em busca de melhorar”, enfatizou.
O que é o ITP
Segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), o Índice de Transparência da Administração Pública, ou ITP-TCE/PR, é um parâmetro instituído pelo Tribunal de Contas do Paraná para medir em parceria com a sociedade o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos. O método foi desenvolvido no ano de 2018.
O objetivo principal da compilação do índice é que a administração pública, no Estado do Paraná, possa ser considerada referência nacional em matéria de transparência. Objetiva-se, também, que os portais sejam cada vez mais úteis para o cidadão e, consequentemente, mais acessados.
Confira aqui como é feito o índice
Confira aqui o ranking completo